Pages

 

domingo, 19 de agosto de 2012

10 perguntas a fazer antes de decidir mudar

0 comentários

Mudar é difícil. Somos seres de hábitos.
Por isso convém fazermos certas questões antes de darmos
um passo tão sério !


1 - Quero mesmo mudar isto? Não será outra coisa que deverá ser alterada?


Por exemplo, se tenho um namorado que me diz muitas vezes
como gostaria que eu perdesse peso, e se eu no entanto estou satisfeita com o
meu tamanho e a minha saúde (pressupondo que tenho boas capacidades de auto-conhecimento/observação),
então se calhar não é o meu peso que tem de ser alterado.. mas o namorado!!!




2 - O meu objectivo é ecológico? Ou seja, é compatível com
outros objectivos que eu tenho? E com as minhas condições de vida actuais?


Por exemplo, se o meu objectivo é perder peso mas ao mesmo
tempo estou a tirar um curso de pastelaria porque é um grande sonho meu
tornar-me pasteleira profissional, então se calhar esta não será a altura certa
para tentar perder peso, e deverei esperar pelo fim do curso, pois é muito
provável que durante as aulas tenha de experimentar muitas vezes os produtos
que confecciono, visto que estou a aprender a profissão.



3 - Estou pronto para aguentar dias, semanas, até alguns meses muito dificeis do ponto de vista mental, emocional e até físico?


Consoante as coisas que quero mudar, posso ter de me
sujeitar a muito tempo de “luta” interna para conseguir os meus objectivos.
Visto que habitualmente a mudança é algo difícil de fazer, tenho
de ter a certeza que estou disposto a aguentar um tempo indefinido em que há
uma forte possibilidade de que o processo de mudança me faça sentir frustrado, irritado, impaciente, triste...




4 - Vou arrepender-me se não tiver decidido mudar agora?


Nunca saberemos o futuro... mas podemos sempre pedir a opinião
a pessoas que nos conhecem bem, bem como a nós próprios, olhando (realisticamente)
para as nossas características, valores, interesses e capacidades... de forma a
tentarmos perceber se nos poderemos eventualmente arrepender mais tarde da
nossa decisão.


Em caso de dúvida... podemos:


* Pesar os prós e contras da decisão de mudar;
* Analisar os melhores e piores resultados possíveis da decisão;
* Avaliar se os benefícios que poderemos obter depois de
decidir mudar compensam os riscos que teremos de correr durante o processo de
mudança.



5 - Tenho um Plano de Mudança?


Já fiz um Plano para alcançar o meu objectivo, nem que seja
na minha cabeça? Será que já sei o que quero mudar; os passos e estratégias que
vou usar; antecipar os problemas que posso encontrar no processo de mudança e
identificar estratégias para ultrapassar esses problemas? Ter um Plano de
Mudança é das melhores coisas que podes fazer para aumentares as tuas probabilidades de teres sucesso!



6 - Tenho noção de que erros e tentativas fracassadas fazem parte do processo de mudança e que é NORMAL que aconteçam?


Isto é um facto incontornável. Mudar algo na nossa vida é um
processo dificil, a grande maioria das vezes. E empreender um processo de
mudança implica sempre alguns erros no caminho. Não te esqueças que somos
humanos! E seres de hábitos! Errar é normal e expectável! Só não podemos deixar
que um ou vários erros nos impeçam de continuar com o projecto inicial, só
porque pensamos “Xi...já fiz porcaria outra vez...isto não vai resultar...já
dei tudo o que fiz por perdido! Mais vale desistir!”



7 - Se outros conseguiram...porque não eu???


Para algumas pessoas pode ser muito complicado pensar que
têm todas as capacidades e para conseguir alcançar os seus objectivos, devido a
problemas de auto-estima e auto-confiança que foram surgindo na infância e
adolescência, sobretudo...(falaremos disto mais tarde...).


Para mim, felizmente, sempre foi fácil pensar que eu também
conseguiria os meus objectivos, porque tive pais que me educaram bem, que foram
carinhos os comigo mas que puxavam por mim q.b. e que se complementavam muito
bem nos seus estilos de educação e em termos depersonalidade...


Se tens dificuldade em acreditar que consegues, podes ter necessidade
de realizar um trabalho interior profundo para te conheceres melhor e para
melhorares a tua auto-confiança. Porque se não acreditares FIRMEMENTE que és
capaz, ao 1º obstáculo, vais querer desistir de tudo, porque pensas que és um falhado,
que nunca consegues nada, etc. Podes realizar este processo sozinho, com ajuda
de livros, vídeos, podcasts, aconselhamento psicológico, hipnose, etc...as
possibilidades são infindáveis! E muitas vezes, dependendo da pessoa e da
técnica usada, podem não demorar assim tanto tempo quanto isso!




8 – Tenho uma boa estratégia para me auto-motivar?


Eu sempre senti que para mim era importante conhecer
histórias verídicas de outras pessoas que conseguiram alcançar as mesmas coisas
que eu queria... por isso ao longo da minha vida tenho tido muito interesse em
ler histórias de pessoas parecidas comigo, ou até mesmo biografias de várias celebridades...como
forma de manter a minha motivação!


Para ti se calhar não serão as histórias de outras pessoas,
mas talvez se leres uma história, uma fábula que simbolize a tua história, te
ajude a manter a motivação. Descobre o que é melhor para ti e para manteres a
motivação!




9 - Se não Agora...quando???


Que argumentos/desculpas vais inventar para responder a esta
pergunta? “Quando tiver mais tempo?” “Quando tiver menos trabalho e a cabeça
mais desocupada?” “Quando estiver mais desesperado?”


Todos estes argumentos são válidos, desde que surjam não como
forma de fuga à realidade (e à necessidade óbvia de que precisas de mudar JÁ!)
mas como resultado de uma ponderação séria que faças sobre as tuas condiçõeso
de vida actuais e os recursos que dispões para conseguires levar a bom porto o
teu objectivo.




10 – DE QUE ESTOU À
ESPERA???


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...